terça-feira, fevereiro 19, 2008

Conto Magia vs Ilusão

Na Caminhada, de aldeia em aldeia, intervalando com florestas e montanhas

Cheguei a mais uma, igual a tantas outras.

Recebo as boas vindas de uma menina, semelhante a tantas mais.

Mas aqueles olhos despertaram em mim estas palavras:

-Olá! Bom Dia.

-Olááá!

-Como te chamas?

-Igaam e tu?

-Takeo Mojiro. Se eu te mostrar uma magia, indicas onde posso almoçar?

-Siiim! Mostra, Mostra!

Mostro-lhe a mão vazia, ao fechar levo-a à sua orelha, onde rapidamente iludo-a parecendo retirar uma moeda de ouro.

Ela dá uma alegre gargalhada.

-Faz outra vez! -Faaz!

-Só depois de mostrares onde posso almoçar?

-Vem, vem! A minha mãe faz uns bolos de arroz maravilhosos!

Acabando de engolir um bolo de arroz, e com já outro na mão

-Sabes, o q eu fiz não foi magia.

-Foi,Foi!!! Eu vi!

-Não, parece magia, mas não é. Chama-se ilusão! -Bastante mais simples e real. Eu, magia não sei fazer. Mas tu sabes!

-EU?

-Sim! E fazes todos os dias, várias vezes.

-Óh! Estás a brincar comigo, eu não sei!

-Nunca conheci um mágico que me ensinasse.

-Tu és mágico! -Ensinas-me?!

A magia não se aprende, nem se ensina. É como a respiração, tu respiras sem teres sido ensinada, contudo a todos os momentos não deixas de respirar.

-Mas isso não é magia!

-Ah é é! -Se não é magia, é o quê? -É uma das muitas magias que fazemos.

-Olha! -Sabes qual é a mais bonita e poderosa magia que fazes?

-não!

-Quando olhas para a tua mãe e ela te retribui; quando corres para o teu pai, lhe dás um beijinho e um abraço.

-Essas são das mais poderosas magias que podemos fazer.

-Mas isso não custa nada, eu amo os meus pais.

-Quem te disse que a magia era difícil?

-A magia não é difícil. -A dificuldade é dar-lhe valor material. Lá porque não te custa estar horas a dar abraços e beijinhos aos teus pais, lá porque não te esforças quando observas, todos os dias, os teus pais.

-A magia não é igual às outras coisas, não se mede em relação à sua dificuldade ou custo.

Mas sim quanto mais importante e mais simples. Quanto mais importante e mais simples for, mais magico é!

-Todo o resto é ilusão.

-É ilusório se está sol ou chuva, se não tiveres a quem dar abraços e olhares cúmplices.

-É ilusório as pessoas que pensas que conheces, se não sentes magia com eles.

-Olha! Sabes que mais?

-O quê? -O quê?

Estes bolos de arroz da tua mãe, ilusórios ou mágicos, só sei que são deliciosos...

A menina de olhos negros desata a rir, agarrando a barriguita.

Ao entrar de novo na floresta, vai ficando cada vez mais esbatida a cantiga:

-Eu sou Magica, eu sou magia.

-Mãmã, mãmã beijinho, beijinho…Papá, papá abracinho, abracinho.

Sem comentários: